quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Evangelho de hoje e São Frumêncio

Boa tarde.
Paz, amor e alegria!

Ó Deus Pai de bondade e de misericórdia, aperfeiçoe em nós a imagem de Jesus, resplendor da tua glória, para te darmos plena alegria, e glorificarmos no meio dos irmãos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

27/10/2021 - QUARTA-FEIRA DA 30ª. SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DO DIA
(Lc 13,22-30)

Naquele tempo,  22  Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.  23  Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu:  24  “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.  25  Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.  26  Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’  27  Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’  28  Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora.  29  Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.  30  E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.
Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

SANTO DO DIA

SÃO FRUMÊNCIO, BISPO
Frumêncio foi o primeiro bispo missionário da Etiópia. Era o tempo do imperador Constantino, por volta do século IV. Durante uma viagem, voltando das Índias, Frumêncio e alguns amigos foram atacados por ladrões etíopes que saquearam o barco e mataram os passageiros e tripulantes. O jovem Frumêncio sobreviveu e foi levado para a Etiópia e entregue ao rei, como escravo. O rei Etíope admirou-se da sabedoria de Frumêncio e o manteve como secretário. Sua influência cresceu na corte, principalmente junto à rainha. Ao se tornar viúva ela assumiu o poder para o filho menor, como regente. Tempos depois, eles conseguiram da rainha autorização para construir uma igreja próxima ao porto, para servir os mercadores cristãos que passavam pelo país. Este lugar foi a semente do cristianismo no continente africano. Quando o filho do rei tornou-se independente, Frumêncio pode retornar para casa. Resolveu então procurar Santo Atanásio, pedindo que designasse um Bispo e missionários para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio não se fez de rogado, entendendo que o mais indicado era o próprio Frumêncio, o consagrou Bispo da Etiópia. Quando retornou, Frumêncio encontrou no trono da Etiópia o jovem rei seu pupilo que lhe dedicava grande estima. Logo em seguida ele se converteu e foi batizado e convidou todo seu povo a acompanhá-lo no seguimento de Cristo. Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", ou seja "Padre da Paz" desenvolveu seu trabalho missionário na Etiópia até morrer no ano 380.
SÃO FRUMÊNCIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!

Reflexão
A evangelização do continente africano aconteceu graças a ousadia e a sabedoria de alguns homens que arriscaram a vida para propagar a Palavra de Deus entre aqueles que não conheciam o Cristo Salvador. Entre eles São Frumêncio destaca-se, por sua sabedoria e perseverança em sonhar com uma vida melhor para o povo da Etiópia.
FONTE: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário