sábado, 30 de outubro de 2021

Evangelho de hoje e Beata Maria Resoluta

Boa tarde.
Paz, amor e alegria!

Ó Deus Pai de bondade e de misericórdia, conceda-me a graça para que eu saiba apreciar os dons que recebi, sem desprezar ninguém; que eu saiba manter-me no meu lugar, sem invadir o lugar que a outros pertence.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

30/10/2021 - SÁBADO DA 30ª. SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DO DIA
(Lc 14,1.7-11)

1  Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.  7  Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola:  8  “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu,  9  e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.  10  Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados.  11  Porque quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.
Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

SANTO DO DIA

BEATA MARIA RESOLUTA, MÁRTIR
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, na República Checa. Ainda jovem Helene e sua família mudaram-se para Viena, onde a menina concluiu os estudos e formou-se enfermeira. Apesar da resistência dos pais, Helene queria ser religiosa. Com muito custo entrou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã. Logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor. Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Irmã Restituta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável à vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço. Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942 e em 30 de março de 1943, foi decapitada.
BEATA MARIA RESOLUTA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!

Reflexão
Antes de ser executada, Maria Resoluta pediu para dizer as suas irmãs: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, Irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da cruz". Estes gestos de coragem e de fé fizeram desta mulher um sinal de santidade para a Igreja.
FONTE: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário