quarta-feira, 12 de julho de 2017

APOLONIO CARVALHO - TEXTOS DO COTIDIANO


 Quem ama encontra a luz também no sofrimento

Existe o sofrimento que independe de nossa vontade e existe o sofrimento imposto pelas escolhas que fazemos, que mais do que sofrimentos são sacrifícios. Um atleta se submete a privações, a treinos árduos e a uma disciplina rígida, para ter a alegria de algumas vitórias. Da mesma forma o estudante, o trabalhador, o músico, os artistas em geral, etc. Existe também a dor física, dificuldades de todo tipo, que chegam sem avisar, ou ainda os relacionamentos fracassados, as separações, as traições. Quem ama verdadeiramente passa por tudo isso incólume. Enfrenta as dificuldades com coragem, iluminado pela chama do amor que arde em seu peito. Ao final de cada batalha poderá repetir como Paulo na segunda carta a Timóteo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé." (2 Tim 4,7)

Apolonio Carvalho

Servir sem se cansar

Não podemos colocar limites ao nosso serviço a Deus e aos irmãos. Não poupar-se deve ser o limite. Logicamente Deus não quer que percamos a saúde, mas que façamos as coisas com equilíbrio. Lembrando porém da frase pronunciada por Jesus "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino dos Céus."(Lc 9,62) Com isso Ele quis dizer que não devemos esperar um tempo favorável, mas começar já, agora. Segui-lo fazendo o bem e amando a todos. Amar é servir com prontidão e segundo a necessidade de cada irmão. Servir sem se poupar é tomar sempre a iniciativa em amar por primeiro sem esperar nada em troca, é amar perdoando, é amar não julgando a atitude do outro. Servir sem se poupar é estar pronto a dar a vida nas pequenas coisas.

Apolonio Carvalho

Viver a Palavra de Deus nos enche de alegria

Quando vivemos a Palavra é Deus que se torna vida em nós, e os efeitos disso são muitos, um dos mais evidente é a alegria interior. A alegria plena é um fruto da ação do Espírito Santo e isto se verifica quando vivemos a Palavra. Quando disseram a Jesus que sua mãe e seus irmãos o procuravam, ele responde: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam."(Lc 8,21) Que alegria maior podemos ter do que sentir-nos mães e irmãos de Jesus? A Palavra de Deus realiza aquilo que diz. Quando revela "A quem me ama eu me manifestarei", isso acontece realmente e temos a luz para nossos passos. Enfim, quanto mais vivemos a Palavra, mais alegria temos em nossa vida. "Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar."(Jo 16,22-23)

Apolonio Carvalho

Caminhar contra a corrente com convicção

Hoje vivemos em meio a uma tempestade de imoralidades. Corrupção, violência, erotismo desenfreado e muitos outros males estão amplamente difundidos em nossa sociedade. Ser contra a corrente é defender os verdadeiros valores, vivendo o princípio da honestidade e a pureza de coração que coloca em evidência todas as virtudes. Caminhar contra a corrente é testemunhar o amor e suas consequências, sendo testemunhas da verdade. Dizer um não convicto a tudo que vem do mal e dizer um sim vigoroso ao bem, tornando-se um defensor da vida verdadeira que nos eleva à dignidade de filhos de Deus. Caminhar contra a corrente é ter coragem de assumir os princípios evangélicos das Bem Aventuranças: Felizes os que são pobres em espírito, os mansos, os que choram, os misericordiosos, os puros de coração, os justos e os construtores de paz. (Cf Mt 5, 1-12)

Apolonio Carvalho

Almejar os valores verdadeiros

Respeito, solidariedade, ética, bondade, gentileza, honestidade, sinceridade. Se muitas pessoas praticam essa pequena lista de valores morais, a sociedade se transforma e adquire muitos outros valores. O diálogo é um valor social que modifica as relações tornando-as duradouras. O Saber nos ensina os valores morais, o Saber Fazer nos ensina os valores sociais e o Saber Ser nos ensina os valores religiosos. Na família assimilamos os valores sobre os quais está fundada e isso influencia a nossa vida no social. O Amor e a Vida são valores absolutos. O Amor porque é de natureza divina e está na base de todos os outros valores. A Vida porque é dom de Deus inviolável e que não tem finitude por ser destinada à eternidade.

Apolonio Carvalho

Devemos amar

Devemos amar de tal forma as pessoas que sofrem que sintam não apenas o nosso amor, mas o amor de Deus por elas. É isso que acontece quando vivemos o amor da maneira como Jesus nos ensinou, tornamo-nos instrumentos nas mãos de Deus. Através de nós o próprio Deus chega até às pessoas. Muitas vezes a pessoa tinha feito uma súplica a Deus e sem o saber nós fomos a resposta ao seu pedido. Outras vezes podemos ser a resposta imediata a uma necessidade que se apresenta para alguém que espera na Providência Divina. Enfim, Deus quer agir por meio de nós levando consolo a quem chora, dando alento a quem se encontra só e sem forças, saciando a fome e a sede de quem precisa, curando doentes, vestindo os nus, instruindo os ignorantes e sendo guia para os desorientados. Compartilhar, fazer minha a dor do outro, para que Deus chegue a todos aqueles que sofrem.

Apolonio Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário