sexta-feira, 12 de abril de 2024

SANTO DO DIA 13 DE ABRIL: SANTO HERMENEGILDO

SANTO DO DIA 13 DE ABRIL: SANTO HERMENEGILDO Santo Hermenegildo era filho de um rei cristão ariano. Isso significa que acreditava em Jesus Cristo com um homem que de fato existiu, mas não como um Deus verdadeiro. Mas sua vida mudou graças a sua esposa, aponto de ele ser o Santo do Dia 13 de abril. O santo do dia 13 de abril nasceu em 564 d.C, em Toledo, na Espanha. Sua família o educou dentro do arianismo, imperante entre os visigodos. Desta forma, só chegou a se converter ao cristianismo após seu casamento, que ocorreu quando ele tinha 15 anos de idade. A esposa de Santo Hermenegildo, Ingunda, conseguiu torná-lo um autêntico cristão, mas com isso o santo do dia de hoje passou a ser perseguido até mesmo por seu pai, já que Hermenegildo deixou de aceitar o arianismo. O santo foi ameaçado pelo pai que o combateu em guerra. O rei desprezava o perdão do seu filho e mandou prendê-lo. Além disso, o entregou para os algozes, em Tarragona. Lá o pai de família, cristão católico e santo do dia de hoje foi decapitado. A cabeça de Hermenegildo foi cortada por ordem de seu próprio pai no domingo de Páscoa, em 13 de abril 585 d.C. Sua esposa Ingunda então escapou para o norte da África. Lá ela pediu asito a Maurício de Bizâncio, imperador, mas acabou falecendo durante a viagem. O filho de Santo Hermenegildo e Ingunda, Atanagildo, foi então entregue por ordem do imperador para sua avó materna. Seu pai, o rei Leovigildo, sofreu de remorso após ter mandado matar o filho, o que o levou a repensar sobre sua posição em relação ao catolicismo. Ele então se deu a chance de conhecer melhor a fé dos católicos e compreendeu que errou. O rei se arrependeu e se converteu e levou a fé cristã para todo o seu reino. Foi assim que a Igreja espanhola entrou em uma era de paz. Foi a pedido de Filipe II, da Espanha, que o Papa Sisto V canonizou Santo Hermenegildo no milésimo aniversário de sua morte. Em 1585, ele foi então canonizado e reconhecido como mártir da Igreja Católica. O santo do dia 13 de abril é conhecido como o patrono dos convertidos e padroeiro da Espanha. ORAÇÃO PARA O SANTO DO DIA Faça sua oração para o santo do dia 13 de abril, o padroeiro dos convertidos, aquele que descobriu o amor por Cristo e se entregou por ele: Ó Deus, que destes a Santo Hermenegildo a graça do conhecimento da fé católica em tal profundidade que o converteu, daí também a nós a graça deste conhecimento profundo, que torna nossa fé inabalável e vencedora em todas as situações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo, amém. Santo Hermenegildo, rogai por nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário